segunda-feira, 29 de junho de 2009

" A emoção do não saber..."

Nesta minha vida corrida quase não sobra tempo para uma das atividades que mais gosto: a leitura.
Adoro jornais, revistas, rótulos de produtos e livros, é claro!
Essa minha paixão por livros começou de uma maneira bem esquisita...explico: meus pais nunca foram adeptos da educação dos filhos à base do " cacete" no entanto, ouvia muita "lição de moral" e amargava meses de castigo...como era uma adolescente digamos, rebelde além da conta, intercalava períodos de "liberdade" e "reclusão"hehehehehe. Quando ficava em casa tinha que fazer o tempo passar, foi aí que comecei a jogar cartas e a ler, descobri então quais são os " prazeres da leitura"!!!! Hoje agradeço muito aos meus pais, sinceramente isto me ajudou bastante!
Mas, por que estou escrevendo isso?? Porque li um artigo incrível de um físico brasileiro chamado Marcelo Gleiser. Este cara é sensacional!! É um "jovem" cientista brazuca( cosmólogo) que dá aula numa universidade nos EUA ( mas poderia ser no Brasil tb!).
Então, o cara além de ser excelente pesquisador, tem uma didática incrível e escreve bem pra caramba!! Com isso, ele acaba escrevendo sobre vários temas complexos ( origem do universo e tals) de uma maneira bem simples, beirando a informalidade.
O artigo que li trata de um assunto incrível: " A emoção do não saber"
Isto é simplesmente o máximo!! Não saber algo é o que nos estimula a pesquisar, a continuar trabalhando para chegar em algum lugar! Fico imaginando o quão chato seria já ter tds as respostas....um tédio total.
Eu, como " pesquisadora mirim" me sinto cada dia mais motivada pra saber algo novo sobre a planta que estudo...
A única coisa que me incomoda é o ter que saber pra passar na prova!!!!
Falo isto neste momento,porque farei uma prova na quinta-feira que está me deixando um pouco tensa....o assunto é incrível, essencial para a minha formação! Mas, sinceramente acho uma injustiça me obrigarem a decorar várias coisas (pois infelizmente, até na pós-graduação, muitos professores ainda dão valor à "decoreba").
Mas por enquanto,como sou aluna, o que me resta é lamentar...se tiver oportunidade de dar aulas em cursos de pós, avaliarei meus alunos de outras formas!
Concordo c/ o Gleiser quando ele diz que o "não saber é emocionante"....mas, nesta quinta-feira, saber é essencial!!!hehehehehe

Bjoks,
Cris

2 comentários: